quinta-feira, 15 de abril de 2010
Projeto Sala de Professor,qualificação permanente
A Escola Cezina Botelho desenvolve o Projeto Sala de Professor desde o mês de março.A execução do mesmo ai de março à outu bro, com um total de 80 horas.Já aprovado pelo CEFAPRO/Cuiabá tem contribuição fundamental para a melhoria da qualidade do ensino.Neste ano a prioridade é o estudo da Coleção DVDteca do MEC,material muito rico e que tem fomentado a discução e troca de experiências a respeito de metodologias e outros recursos didáticos que contribuem para a eficácia da prática em sala de aula.
Todas as áreas do conhecimento serão contempladas.A cada semana a mediação do estudo fica por conta de um professor(a),com a orientação e acompanhamento do Coordenador Pedagógico da escola.Veja o projeto:
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFª CEZINA ANTÔNIA BOTELHO
Endereço; Praça Sebastião de Arruda Botelho s/n-Baús- Acorizal- MT
CEP: 78.481-000 Tel.:(65)3305-1000
Blog; escolacezinabausacorizalmt.blogspot.com
E-mail: ACO.EE.CezinaA.Botelho@seduc.mt.gov.br
PROJETO:
SALA DO PROFESSOR
EXECUÇÃO: MARÇO À OUTUBRO DE 2010
CARGA HORÁRIA: 80 HORAS
Diretor: Enedino Thomaz da Silva
Coordenador Pedagógico: Benildo Bom Despacho Barreto
Elaboração: Jocelito Eraldo de Souza
1- JUSTIFICATIVA
O projeto Sala do Professor foi elaborado e será executado com a participação do coletivo dos professores.
Muitos temas serão tratados neste ano.Alguns relacionados dire-tamente ao currículo,nas diferentes áreas do conhecimento, outros ine-rentes à metodologias,estratégias e principalmente o estudo do material recebido do MEC,acervo do Programa DVD Escola,e dos DVD’s com docu-mentários especializados em artes visuais que motivam a educação e a aprendizagem:ARTE, EDUCAÇÃO ESPECIAL,ESCOLA/EDUCAÇÃO,HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, ORIENTAÇÃO SEXUAL,ENSINO MÉ-
DIO-COM CIÊNCIA,ENSINO MÉDIO-FAZENDO ESCOLA,SALTO PARA O FU-
TURO.
Temas relacionados com o Ensino em Ciclos de Formação Humana
serão discutidos, principalmente a questão da avaliação,relatórios de a-prendizagem, cadernos de campo, diários de classe virtuais
2-OBJETO GERAL
Capacitar e treinar em serviço os professores da escola nas questões de metodologias e recursos didáticos nas diferentes áreas do conhe-cimento.
3-OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3.1-Buscar novas metodologias de ensino que venham contribuir para a melhoria do trabalho em sala de aula;
3.2-Proporcionar aos educandos um ambiente favorável e adequado para que o processo ensino-aprendizagem seja concretizado com eficácia;
3.3-Ampliar o conhecimento dos professores na utilização dos recursos áudio-visuais disponíveis na escola;
3.4-Favorecer a interação entre os professores das diferentes áreas do conhecimento;
3.5- Encontrar mecanismos eficientes na forma de avaliar a aprendizagem no sistema de Ciclos e Formação Humana.
3.6-Descobrir formas de tornar as práticas de sala de aula mais atrativas e capazes de melhorar a qualidade do ensino ministrado.
4-META
4.1- Envolver 100% dos professores no processo de qualificação perma-nente utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação.
5-METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido semanalmente,à princípio, às quintas fei-ras,com a participação dos professores e do Coordenador Pedagógi-co.Cada sessão de estudo terá a duração de 03 horas-ver Cronograma em anexo-e será escolhido pelo coletivo um mediador de cada reunião de es-tudo que terá a responsabilidade de coordenar os trabalhos em cada ses-são.
O material que será estudado em cada sessão será préviamente disponibi-lizado aos mediadores para conhecimento e planejamento da discussão com o coletivo de professores.
O coordenador pedagógico estará acompanhando todo o processo, dando suporte e orientações necessárias ao bom andamento dos trabalhos.
O mediador também terá a responsabilidade de lavrar uma ata com os assuntos discutidos naquele dia e que será assinada pelos presentes.
O horário das quintas feiras poderá ser flexibilizado para atender as pecu-liaridades dos professores das salas Anexas.Até mesmo um outro dia po-derá ser discutido, desde que o professor apresente um relatório dos te-mas vistos nos DVD’s, acompanhados pelo coordenador pedagógico.
6-RELAÇÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DO PROJETO
ORD NOME FUNÇÃO HABILITAÇÃO S.Func.
01 Atair Juvino Pulchério Professor
Salas Anexas Ciências Físicas e Biológicas Interino
02 Claudeth M. Martins Professora Pedagogia Interina
03 Benildo B. Barreto Coord.Ped. História Efetivo
04 Dalvacy Pinto Martins Professora Letras Efetiva
05 Enedino T. da Silva Diretor Pedagogia Efetivo
06 Eleusa Helena de Brito Art. de Ciclo Pedagogia Efetiva
07 Ester R. de Figueiredo Professora Ciências Físicas e Biológicas Interina
08 Jussara das Neves Professora
Salas Anexas Ensino Médio Interina
09 Lucikley Izair Nepono-ceno Professora Matemática Interina
10 Jocelito Eraldo de Sou-za Professor Artes Práticas Efetivo
11 Isis Lucia F. e Silva Professora Professora Interina
12 Nery L. Ferreira Filho professor Educação Física Efetivo
13 Ronnie Laerço de Gusmão Professor Matemática Interino
14 Sebastiana Benedita Antônia de Gusmão Professora Letras Efetiva
15 Selma Fróis da Silva Professora Pedagogia Interina
16 Silmara Correa Taques Sala de re-curso Pedagogia Interina
17 Sonia Aparecida Gon-çalves de Lima Professora
Salas Anexas Ciências Fís. E Biológicas Interina
18 Suzete Maria de Fi-gueiredo Professora Pedagogia Interina
19 Jonil Augusto Teixeira Coord. das-Salas Anexas Matemática Interino
20 Enir de Figueiredo Professora Pedagogia Interina
21 Rita D. de Figueiredo Professora Artes Interina
22 José Mauro da C.Rodrigues Professor
Salas Anexas Geografia Interino
23 Marlena Pinto de Ar-ruda Professora Pedagogia Interina
5-CRONOGRAMA DE AÇÕES/REUNIÕES DE ESTUDO
ORD. TEMA Carga Horária Data Mediador(a)
01 Estudo dos projetos:Fanfarra e Horta e do E-CA.Definição de conteúdos que podem ser traba-lhados em sala de aula pelos professores das dife-rentes áreas do conhecimento humano 03 25/03 Jocelito
02 Língua Portuguesa-DVD-Volume III: Português de Portugal l; Pagando Mico; Sentindo Dor; Fujicar é..;Rimas;Opostos;Coletivos;Mesma grafia;Mesma pronúncia;Letras trocadas;História em quadri-nhos;Gêneros;Palavras cruzadas;Cedilha;O menino azul;Formas de tratamento;Aumentativo e Diminu-tivo;
Normas;Perguntas;Ruídos;Pontuação;Cores como símbolo;Palíndromo;Livro de Receitas;Dicionário 03 08/04 Dalvacy
03 DVD-Vol.III-TV Escolas-item 25 a 47-Língua Portu-guesa 03 15/04 Sebastiana
04 DVD-Vol.3-TV Escolas-item 48 a 70-Língua Portu-guesa 03 22/04 Benildo
05 Arte-TV Escola-Vol.3;Coleção arte na Escola-DVDteca:Vol. 1(A cor da criação-Paulo Pasta);Vol.2-A Herança de Mestre Vitalino;Vol.3-Amelia Toledo-Razão e Intuição;Vol.4-Anita Malfati-Modernista por natureza;Vol. 16-Isto é Arte? 03 29/04 Rita
06 Educação Especial-Articulação de Ciclos 03 06/05 Silmara e Eleusa
07 Educação Física 03 13/05 Nery
08 Inglês,Ensino Religioso 03 20/05 Rita
09 História,metodologias,estratégias 03 27/05 Ester,Silmara
10 Temas Transversais;Orientação Sexual, 03 10/06 Selma e Sonia
11 Matemática e suas metodologi-as,interdisciplinaridade 03 17/06 Ronnie e Atair
12 Geografia,metodologias,mapoteca, 03 24/06 Isis e José Mauro
13 Literatura: Vol. 3, DVDs 08,09,10 03 01/07 Dalvacy,Sebastiana
14 DVD 03:Paulo Freire-contemporâneo;Educadores Brasileiros;Darcy Ribeiro:Um vulcão de Idéias;Anísio Teixeira:Educação não é Privilégio 03 08/07 Benildo e Jocelito
15 Biologia na escola 03 15/07 Selma
16 Ensino Médio - com Ciência: Semeando o Sustentá-vel;Clube de Ciências;Reeducação Alimen-tar;Logaritmo desvendado;A comunidade em a-ção;Colheita de conhecimentos 03 05/08 Professores de ciências e biologia
17 Contos populares de tradição Ibérica-Vol. –DVD 21 03 12/08
18 História e Cultura Afro-Brasileira e Africana;As relações Étnico-raciais;Diversidade Étnico-Racial-DVD 23 03 19/08
19 Aprender a ensinar com as Festas Populares-DVD 25 03 26/08
20 Projeto Pedagógico: Experiências 03 02/09
21 Complexidade do Ato de Ensinar - DVD 30 3,5 09/09
22 Tema Gerador,Interdisciplinaridade 3,5 16/09
23 Física e Química no Ensino Médio 3,5 23/09
24 Filosofia e Sociologia no Ensino Médio 3,5 30/09
25 Estudo os Ciclos de Formação Humana 03 07/10
26 Relatórios,Diários virtuais 03 14/10
6- BIBLIOGRAFIA
6.1-DVDteca do MEC
Anexo I-FICHA DE AVALIAÇÃO E AUTO- AVALIAÇÃO
1-O conteúdo estudado contribuiu para a sua prática em sala de aula?
Sim ( ) Não( ) Um pouco( ) Em que sentido?. ____________________________________________________________
2-O ambiente estava adequado? Sim( ) Não( )Um pouco( )
3-O horário proposto foi suficiente para trabalhar os conteúdos?
Sim( ) Não( ) Poderia ser mais bem definido( )
4-O que poderia melhorar com relação ao trabalho dos mediadores?
5-Quanto à técnica e tempo utilizados na exposição do material didático selecionado para a sessão.Dê sua opinião.
ANEXO II-FICHA DE CONTROLE DE PRESENÇA
Ord. Nome Data Horas Assinatura
01 Atair Juvino Pulchério
02 Claudeth M. Martins
03 Benildo B. Barreto
04 Dalvacy Pinto Martins
05 Enedino T. da Silva
06 Eleusa Helena de Brito
07 Ester R. de Figueiredo
08 Jussara das Neves
09 Lucikley Izair Nepono-ceno
10 Jocelito Eraldo de Sou-za
11 Isis Lucia F. e Silva
12 Nery L. Ferreira Filho
13 Ronnie Laerço de Gusmão
14 Sebastiana Benedita Antônia de Gusmão
15 Selma Fróis da Silva
16 Silmara Correa Taques
17 Sonia Aparecida Gon-çalves de Lima
18 Suzete Maria de Fi-gueiredo
19 Jonil Augusto Teixeira
20 Eny de Figueiredo
21 Rita D. de Figueiredo
22 José Mauro da C. Ro-drigues
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É DE SUMA IMPORTÃNCIA ESTARMOS REUNIDOS PARA REFLETIR SOBRE NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA, DEBATER SOBRE AÇÕES DO DIA DIA PROCURANDO RECURSOS E NOVAS TECNOLOGIAS PARA QUE POSSAMOS PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA OS NOSSOS EDUCANDOS. PROFª Silmara, Suzete, Isis e Sandra.
ResponderExcluirJocelito,
ResponderExcluirMeu nome é Vicente Willians, sou do Rio de Janeiro e estou realizando minha pesquisa para a dissertação do mestrado e o meu projeto é estudar o uso das TIC na escola e de forma mais específica sobre as escolas na qual seus professores tenham participado do curso TIC 100 horas do Proinfo. Estive em um seminário em Cárceres em 2010 e achei a equipe de profissionais de MT muito comprometida com a melhoria da educação. Estou escolhendo as escolas que farei a minha pesquisa no MT e um dos critérios para a escolha da escola está relacionado ao uso do blog nos processo de ensino e educação. Gostaria de saber se você e os professores usam o blog com os alunos? Os alunos também criaram blogs? Você e os professores da sua escola realizaram o curso TIC 100 horas?
Estou mandando o endereço do meu site e do meu blog para que possa conhecer um pouco sobre a minha pesquisa e meus trabalhos.
Meu e-mail:
vwnunes@uol.com.br
Meu site:
http://sites.google.com/site/vicentewilliansnunes
Blog educacional:
http://vwnunes.blog.uol.com.br/
Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Desde já agradeço a sua atenção.
Saudações,
Vicente Willians